O que é a portabilidade de número?


A portabilidade de número significa que um número de telefone que já está registrado na API do WhatsApp Business pode ser movido entre contas da API do WhatsApp Business. 


Isso permite que as empresas alterem BSPs (Business Solution Provider) ou movam seu número para uma nova conta.


Os IDs do Facebook Business Manager de origem e de destino serão os mesmos.


Depois de ser migrado, será mantido:

  • Nome de exibição, classificação de qualidade
  • Limites de mensagens
  • Status de conta comercial oficial 
  • Modelos de mensagens (Template Message) aprovados.


Mensagens de modelo e migração de histórico de bate-papo  


Apenas os modelos de mensagens de alta qualidade são migrados neste processo. Na prática, eles são copiados para o WABA de destino. Esses modelos não precisam passar por revisão novamente e podem ser enviados imediatamente. Modelos de baixa qualidade, rejeitados ou pendentes não são migrados. Quaisquer modelos de mensagem existentes no WABA de destino não serão substituídos. 


O histórico de mensagens e bate-papo não é migrado com este processo.


Como funciona a cobrança das mensagens?


As mensagens de migração de cobrança enviadas antes da migração são cobradas do BSP de origem. 

As mensagens enviadas após a migração são cobradas do BSP de destino. As mensagens enviadas da origem e que não são entregues antes da migração ainda são cobradas do BSP de origem quando são entregues. 


Contas comerciais oficiais (selo verde)  

Contas comerciais oficiais (OBAs) podem ser migradas entre WABAs. O único requisito é que a autenticação de dois fatores seja desativada durante o processo de migração. Ele pode ser reativado após a migração do número. 


Portando o número para o BSP 360dialog



Antes de iniciar o processo, o cliente deverá solicitar ao BSP de origem que desabilite a autenticação por dois fatores 2FA.


Pré-requisitos para iniciar o processo:

  • O cliente deve ser capaz de receber e verificar um código PIN de 6 dígitos por SMS ou chamada de voz.

  • A conta do WhatsApp Business conectada ao número a ser transferido deve ser verificada pelo Facebook. Contas no modo Sandbox não podem ser transferidas.

  • A verificação de dois fatores deve ser desativada para o número .

Acesso de administrador ao Facebook Business Manager:

  • Facebook Negócios ID do número a ser portado.

  • O acesso de administrador é necessário para aceitar a solicitação de mensagem em nome do 360dialog.


Para migrar um número para 360dialog, o cliente precisará passar por 4 etapas principais: 


Se você já possui conta no 360dialog, basta acessar este link para iniciar o processo:


https://hub.360dialog.com/dashboard/partners/partner/8gDDIDPA/pipes/migrate-number?shared=true


Se você não possui conta no 360dialog crie uma conta acessando este link:


https://hub.360dialog.com/lp/migrate/8gDDIDP


Segue o passo a passo:


1. Preencha e envie o Formulário de criação de conta e portabilidade



 2. Aceitar a solicitação de Mensagem em Nome no Facebook Business Manager 





 3. Registro de número 

O cliente deve ter acesso ao número de telefone para verificar a propriedade e receber um código PIN de 6 dígitos por SMS ou chamada de voz.


Informação: Caso o número tenha uma URA. A mesma deverá ser desabilitada no momento do envio.




Será enviado um código com seis números.

Caso seja por voz o envio será em Inglês





4. Aguarde a configuração 

O cliente precisa aguardar que o número seja configurado. Essa etapa leva alguns minutos, mas logo em seguida a geração da chave API será possível. 




Observe a diferença entre:

  • Número de telefone: o número usado na conta; o número para o qual os clientes enviam mensagens

  • WABA ID: o ID da conta da API do WhatsApp Business

  • ID do Facebook Business Manager: o ID da conta do Facebook Business que possui este número

Nesse processo, o número de telefone é migrado de um WABA ID para outro. O ID do Facebook Business Manager precisa ser o mesmo .


Integrando o 360dialog no SZ.chat



Acesse o administrador do SZ.chat.


Criei um novo canal.





Escolha o fluxo que você desenvolveu e selecione o BSP 360dialog, insira a CHAVE API gerada.



Pronto, já está integrado.


Saiba mais sobre o 360dialog:


Como criar uma Mensagem de Template no 360dialog:

https://support.fortics.com.br/a/solutions/articles/61000286486






Portando o número para o BSP Gupshup



Antes de iniciar o processo, o cliente deverá solicitar ao BSP de origem que desabilite a autenticação por dois fatores 2FA.


Pré-requisitos para iniciar o processo:

  • O cliente deve ser capaz de receber e verificar um código PIN de 6 dígitos por SMS ou chamada de voz.

  • A conta do WhatsApp Business conectada ao número a ser transferido deve ser verificada pelo Facebook. Contas no modo Sandbox não podem ser transferidas.

  • A verificação de dois fatores deve ser desativada para o número .

Acesso de administrador ao Facebook Business Manager:

  • Facebook Negócios ID do número a ser portado.

  • O acesso de administrador é necessário para aceitar a solicitação de mensagem em nome.


Estando tudo Ok, agora é só seguir o passo a passo:


1. Crie uma conta e um APP no Gupshup


Para criar uma conta acesse: 


https://www.gupshup.io/



Veja nesse vídeo como criar uma conta e homologar um número no gupshup.





2. Abrindo um chamado para solicitar a migração


Após a criação do APP, você deverá abrir um chamado no suporte do Gupshup solicitando a migração.


O chamado é aberto através do e-mail devsupport@gupshuo.io


No corpo do e-mail deverá conter os seguintes dados:


Customer ID (número da conta criada no Gupshup):

APPName (App criado no Gupshup)

WABA ID (Essa informação deverá ser solicitada do BSP de Origem)


Informe uma data e hora para a migração (Ex: Gostaria de solicitar a migração para o dia 01/08/2021 as 15:00 (horário de Brasília)


O Customer ID e APPName estão no dashboard da conta.




Todo o processo será acompanhado no dashboard. Quando o Status estiver como LIVE estará tudo OK.


Integrando o Gupshup no SZ.chat


No final do vídeo acima mostra como solicitar ao time de suporte a integração no SZ.chat.


Saiba mais!



Como configurar o auto-option no Gupshup

https://support.fortics.com.br/a/solutions/articles/61000283346


Como criar uma Mensagem Modelo (Message Template) no Gupshup

https://support.fortics.com.br/a/solutions/articles/61000281337




Caso tenha dúvidas ou precisa de ajuda, basta enviar um e-mail para suporte@fortics.com.br