O canal genérico permite que você adicione o canal de atendimento da sua preferência sem a necessidade da interferência do nosso time de desenvolvimento.
Nesse artigo você aprenderá a utilizar o canal genérico para configurar um canal de SMS que realiza envio por meio do provedor Unipix.
Requisitos
- Usuário e senha Unipix;
- Codificar o usuário e a senha para Base64;
O método de autenticação utilizado é o Basic, que emprega a codificação base64 para transmitir os dados.O formato da codificação será usuário:senha.
Exemplo:
Usuário: test
Senha: XPTO123
usuário:senha
test:XPTO123
Resultado da codificação: Basic dGVzdDpYUFRPMTIz
Existem sites que realizam esse processo automaticamente mas também é possível efetuar esse processo no Postman.
Codificação no Postman
Em Auth selecione o type Basic auth e preencha os campos usuário e senha.
Ao ir em headers o campo Authorization já estará preenchido com a informação necessária para configuração do canal.
- ID do centro de custo do seu plano Unipix;
- ID do produto Unipix.
Configuração
Na aba canais clique para criar um novo Canal Genérico.
Você está configurando um novo canal, portanto é necessário inserir um nome, imagem e cor da sua preferência. A descrição funciona da mesma maneira que em outros canais, é utilizada para identificação interna, sendo exibida durante o contato ativo e dentro de alguns relatórios.
Preencha os campos conforme a imagem abaixo, exceto o valor do parâmetro authorization, pois cada empresa possui um valor específico.
Parâmetro | Valor |
Authorization | Resultado da codificação em Base64 mencionada nos requisitos |
Content-Type | application/json |
Hook de entrada
Preencha o hook de entrada da seguinte forma.
(request) => { const timestamp = String(Date.parse(request.dataResposta)); return { contacts: [ { profile: { name: request.numero }, platform_id: request.numero } ], messages: [ { from: request.numero, id: request.smsId, timestamp: timestamp, text: { body: request.resposta }, type: "text" } ] } };
Hook de saída
Inclua as informações a seguir no "hook" de saída, com exceção do "centroCustoId" e "produtoId", que serão preenchidos de acordo com o seu contrato, e da "urlCallbackResposta", que será ajustada conforme a sua URL de acesso.
A "urlCallbackResposta" deve seguir o padrão a seguir: https://urldeacesso/api/v4/generic/messages/send
Exemplo: https://empresadeteste.sz.chat/api/v4/generic/messages/send.
(response) => { return { "centroCustoId": "1350", "mensagemCampanha": response.text.body, "nome": "Sz.Chat", "produtoId": "34", "telefones": response.to, "urlCallbackResposta": "https://suporte.sz.chat/api/v4/generic/messages/send" } };
O tipo do canal genérico será SMS e o fluxo de atendimento será conforme a sua preferência.
Ao concluir as configurações clique em salvar.
Na coluna de ações clique em gerar token de autenticação e repasse essa informação para o suporte da UniPix solicitando a integração com o sz.chat.
Somente após essa alteração o canal estará disponível para uso.