O canal genérico permite que você adicione o canal de atendimento da sua preferência sem a necessidade da interferência do nosso time de desenvolvimento. 


Nesse artigo você aprenderá a utilizar o canal genérico para configurar um canal de SMS que realiza envio por meio do provedor Unipix.


Requisitos


  • Usuário e senha Unipix;
  • Codificar o usuário e a senha para Base64;

O método de autenticação utilizado é o Basic, que emprega a codificação base64 para transmitir os dados.O formato da codificação será usuário:senha.


Exemplo:


Usuário: test

Senha: XPTO123


usuário:senha

test:XPTO123

Resultado da codificação: Basic dGVzdDpYUFRPMTIz 


Existem sites que realizam esse processo automaticamente mas também é possível efetuar esse processo no Postman. 



Codificação no Postman

Em Auth selecione o type  Basic auth e preencha os campos usuário e senha. 

 


Ao ir em headers o campo Authorization já estará preenchido com a informação necessária para configuração do canal. 

 


  • ID do centro de custo do seu plano Unipix;
  • ID do produto Unipix.



Configuração 


Na aba canais clique para criar um novo Canal Genérico.



Você está configurando um novo canal, portanto é necessário inserir um nome, imagem e cor da sua preferência. A descrição funciona da mesma maneira que em outros canais, é utilizada para identificação  interna, sendo exibida durante o contato ativo e dentro de alguns relatórios.

 


Preencha os campos conforme a imagem abaixo, exceto o valor do parâmetro authorization, pois cada empresa possui um valor específico. 


Parâmetro
Valor
Authorization
Resultado da codificação em Base64 mencionada nos requisitos
Content-Type
application/json



Hook de entrada


Preencha o hook de entrada da seguinte forma.

(request) => {
  const timestamp = String(Date.parse(request.dataResposta));
  return {
    contacts: [
      {
        profile: {
          name: request.numero
        },
        platform_id: request.numero
      }
    ],
    messages: [
      {
        from: request.numero,
        id: request.smsId,
        timestamp: timestamp,
        text: {
          body: request.resposta
        },
        type: "text"
      }
    ]
  }
};


Hook de saída


Inclua as informações a seguir no "hook" de saída, com exceção do "centroCustoId" e "produtoId", que serão preenchidos de acordo com o seu contrato, e da "urlCallbackResposta", que será ajustada conforme a sua URL de acesso.

A "urlCallbackResposta" deve seguir o padrão a seguir: https://urldeacesso/api/v4/generic/messages/send

Exemplo: https://empresadeteste.sz.chat/api/v4/generic/messages/send.

(response) => {
  return {
    "centroCustoId": "1350",
    "mensagemCampanha": response.text.body,
    "nome": "Sz.Chat",
    "produtoId": "34",
    "telefones": response.to,
    "urlCallbackResposta": "https://suporte.sz.chat/api/v4/generic/messages/send"
  }
};

 

O tipo do canal genérico será SMS e o fluxo de atendimento será conforme a sua preferência. 


Ao concluir as configurações clique em salvar. 


Na coluna de ações clique em gerar token de autenticação e repasse essa informação para o suporte da UniPix solicitando a integração com o sz.chat. 

Somente após essa alteração o canal estará disponível para uso.