Para realizar contato ativo por meio do BSP Gupshup é preciso que o cliente esteja com o OPT-IN habilitado. O OPT-IN é a autorização necessária, ou consentimento dado por um indivíduo, para receber comunicações de uma determinada empresa. 


Esse processo pode ser realizado na plataforma SZ.chat, tanto na tela de agente como na tela administrativa. 


Como ativar o OPT-IN no Gupshup na tela administrativa?


No menu vertical localizado no lado esquerdo selecione "contatos" (1), eleja os clientes que devem ter o OPT-IN habilitado na coluna "seleção" (2) ou clique no campo 3 para selecionar todos. Ao clicar em "ativar auto-optin" (4) é possível visualizar o termo de serviço.



Por se tratar de uma permissão que deve ser dada pelo cliente, ao habilitar fica sobre o administrador a responsabilidade do ato. Então é necessário a leitura completa do termo, para dar continuidade ao processo clicando em "ciente de acordo" e em "habilitar no Gupshup" (1).



Leia as informações e clique em "estou ciente da responsabilidade e desejo fazer o OPT-IN" (1) e em continuar (2) para finalizar o processo.




Observação 1: como o tempo do processo é relativo, dependendo da quantidade de contatos selecionados o OPT-IN não será habilitado imediatamente.


Observação 2: ao concluir o processo o OPT-IN será habilitado para todos os canais do Gupshup configurados na sua plataforma. Caso você configure um novo canal do Gupshup é necessário habilitar novamente o OPT-IN dos seus clientes para fazer contato ativo por meio do novo canal.



Você pode acompanhar o andamento do processo no relatório de auditoria. Basta adicionar "OPTIN Gupshup" no filtro "tipo" (3). Na coluna "contatos" é possível visualizar o número dos clientes e o respectivo status.



Os agentes também podem habilitar o OPT-IN mas é necessária a autorização do administrador. A permissão é dada por equipe, portanto, localize a equipe que deseja conceder a autorização e clique para editar.



Selecione "Habilitar OPT-IN direto (Gupshup)" para conceder a permissão aos colaboradores que fazem parte da equipe.




Como ativar o OPT-IN no Gupshup na tela de agente?


Ao cadastrar ou editar um contato, o agente que possui a permissão pode habilitar ou desabilitar o OPT-IN do cliente.