As variáveis são capazes de armazenar informações e quando utilizadas em mensagens ou componentes do fluxo, são substituídas por esses dados.
Exemplo de uma mensagem contendo variáveis:
Mensagem encaminhada pela empresa | Mensagem recebida pelo cliente |
Olá {{NAME}} | Olá Alice |
As variáveis podem ser utilizadas em todas as mensagens, é possível visualizar as que estão disponíveis para utilização no lado esquerdo das caixas de texto.
A plataforma possui 3 tipos de variáveis, as predefinidas, personalizadas e adicionais.
Variáveis predefinidas
As variáveis predefinidas já estão cadastradas na sua plataforma, veja o significado de cada uma delas.
- AGENT: Nome do agente que está realizando o atendimento
- CURRENT_DATE: Data do dia em curso. Exemplo: 18/02/2021
- DDD: A variável é substituída pelos dois primeiros números contidos no campo "Número de telefone" (ponto 4 da imagem) no cadastro do cliente. Exemplo: 85
Caso o campo não esteja preenchido a variável será substituída pelo DDD do número em que o cliente está falando com a plataforma.
- DDI: Informação contida no campo "Código do país" (ponto 3 da imagem) no cadastro do contato. Exemplo: 55
- EMAIL:Informação contida no campo "Email" ( ponto 2 da imagem) no cadastro do contato.
- NAME: Informação contida no campo "Nome" (ponto 1 da imagem) no cadastro do contato.
- PHONE_NUMBER: Informações contidas nos campos "Código do país" (ponto 3 da imagem) e "Número de telefone" (ponto 4 da imagem) no cadastro do cliente. Exemplo: 5585912345678.
Caso o campo não esteja preenchido a variável será substituída pelo número que o cliente utilizou para fazer contato com a plataforma.
- FINAL_NUMBER: Informação contida no campo "Número de telefone" (ponto 4 da imagem) no cadastro do contato.
- PLATFORM: Nome do canal onde o atendimento está ocorrendo. Exemplo: WhatsApp.
- PLATFORM_ID: É o ID do contato, o que identifica o cliente no canal, por exemplo:
CANAL | IDENTIFICADOR |
WhatsApp | 5585912345678 |
E-mail |
- PROTOCOL: Variável é preenchida com o protocolo do atendimento que está em curso.
- AGENT_PHONE: Ramal contido no cadastro do agente que está realizando o atendimento.
- SALUTATION: Saudação correspondente ao horário em que a mensagem está sendo encaminhada. (Bom dia, boa tarde ou boa noite).
- MESSAGE_FLOW: Variável é preenchida com a última mensagem encaminhada pelo cliente dentro da conversa.
- SYSTEM_BUSINESS: Nome da sua empresa, exemplo, Fortics Tecnologia
- SYSTEM_PRODUCT: Nome do produto utilizado, exemplo, SZ.chat.
- REST_HTTP_STATUS: essa variável é responsável por informar o status da requisição HTTP realizada em uma integração via REST.
- REST_HTTP_RESPONSE: essa variável é responsável por informar o que foi retornado como resposta na requisição HTTP realizada em uma integração via Rest.
Variáveis adicionais
Ao criar um campo adicional um novo campo surge no cadastro do contato, e uma variável é criada na plataforma para permitir que as informações adicionadas nesse campo sejam manipuladas.
Para criar um campo adicional basta ir em configurações > campos adicionais e clicar no canto inferior direito.
Os campos devem ser preenchidos da seguinte forma:
Nome: o nome do campo será também o nome da variável;
Descrição: a descrição será exibida dentro do campo para auxiliar o seu preenchimento;
Tipo de validação: ao utilizar a variável em uma entrada de dados no fluxo de atendimento, é possível validar a informação passada pelo cliente;
Condições:
= | Igual |
>= | Maior igual |
<= | Menor igual |
<> | Diferente |
Obrigatório: só será possível cadastrar um novo contato se o campo estiver preenchido;
Permitir busca: será possível localizar contatos na tela de agente ou na tela administrativa utilizando o valor inserido no campo. Clique aqui para saber mais.
Criptografado: os dados serão armazenados no banco de dados de forma criptografada;
Confidencial: os dados ser ofuscados na tela.
Importante: Clique aqui saber mais sobre os itens criptografado e confidencial; |
Variáveis personalizadas
Esse tipo de variável pode ser criada dentro dos componentes do fluxo que necessitam de uma variável para o seu funcionamento.
Exemplo: Componente Entrada de dados.
Também é possível realizar essa configuração em configurações > variáveis personalizadas.
Essa variável funciona da mesma forma que as outras, a única diferença é que as informações só ficam armazenadas pelo período de uma sessão, quando o atendimento é finalizado a informação é retirada da variável.
Importante: Clique aqui saber mais sobre os itens criptografado e confidencial; |