Esse artigo descreve como criar uma ura básica para atendimento automatizado.


Acessar PBX>Cadastro>URA>Adicionar, conforme as imagens abaixo.








A próxima imagem descreve os campos de configuração da URA. O formato é o que chamamos de fluxo da URA, onde vai existir a configuração do menu e as opções que poderão ser usadas nesse menu.  



Ao clicar no campo URA(xxx), terá a tela de configuração do menu em si, conforme a imagem abaixo:



Descritivo dos campos:


Tipo: Formato da ura, pode ser padrão do pbx ou integrada para algum tipo de consulta em alguma base de dados, como por exemplo, consultar um cpf de um cliente.


Nome da URA: Nome a ser dado à URA.


Ramal: Número da URA, geralmente usando com 2 ou 3 dígitos, diferenciando dos ramais de atendimento em si para não haver confusão ou conflito.


Tempo máximo: Tempo que o cliente terá para digitar a opção desejada.


Repetição: Número de repetições a serem executadas, caso o cliente não digite nada.


Script: Com esse campo, é possível usar algum scrip.agi customizado para alguma tratativa direto pela ura.


Áudio principal: Selecionar o arquivo de áudio do menu a ser reproduzido ao cliente, por exemplo, "Seja bem vindo a X, para suporte digite 1, para comercial digite 2, para financeiro digite 3 ou aguarde o atendimento".

 - Nota1: O ideal é um áudio de bem vindo separado do menu em si, pois caso precisa voltar o cliente ao menu inicial, não executaria o "seja bem vindo" novamente.

 - Nota2: O símbolo "+" serve para adicionar um novo campo para selecionar outro áudio e o ícone de lixeira serve para excluir um campo.


Áudio opção inválida: Selecionar um arquivo de áudio que informe "opção inválida", por exemplo, para quando o cliente digitar uma opção que não existe no menu, esse áudio seja informado.


Áudio nenhuma opção: Selecionar um arquivo de áudio que informe "digite uma opção", por exemplo, para quando o cliente não digitar nenhuma opção do menu, esse áudio seja informado.


Detector de máquina: Habilita a detecção de uma máquina ou não quando a ligação chegar na ura. Geralmente essa opção é usada com discador automático, e se habilitada para recebimento de ligações normais podem gerar perda das mesmas.


Acesso ramal: Permite que o cliente digite um ramal de algum operador para o atendimento direto, nesse caso deve-se ter no arquivo de áudio do menu um informativo "digite o ramal desejado", por exemplo.


Após salvar, o menu estará configurado e então deve ser realizada a configuração das opções de encaminhamento da ligação aos atendimentos(fila, ramais).


A imagem abaixo descreve a configuração de uma das opções e é o mesmo formato para todas as opções, ou o campo nenhuma opção da URA.




Descrição:


Áudio: Selecionar um áudio para execução antes de enviar a ligação para o atendimento seguinte, um áudio informando que a ligação está sendo gravada é um exemplo.


Destino: Número(ramal) de destino a receber a ligação.


Voicemail: Habilitar caixa postal para ficar a mensagem salva no ramal descrito no destino.


Script: Com esse campo, é possível usar algum scrip.agi customizado para alguma tratativa direto pela ura.


Grupo de horário: Selecionar um horário específico para encaminhar a ligação.


Desviar para: Número(ramal) de destino para envio da ligação.


Os demais campos, são a mesma descrição anterior.


O símbolo "+", serve para adicionar novos campos para seleção de outros horários e encaminhamentos.


Após finalizadas as configurações, basta salvar na tela da opção e salva na tela do cadastro da Ura conforme imagem abaixo.