Esse artigo descreve como realizar a configuração de um callback, que é o serviço que faz o atendimento de uma ligação, pode executar um áudio, encerrar a ligação e logo depois retornar ao número de onde recebeu a ligação.
Acessar PBX>Cadastro>Serviços>Callback>Adicionar, conforme as imagens abaixo.
A imagem abaixo apresenta a tela com as configurações do callback.
Descrição:
Nome para o callback: Nome de cadastro do callback.
Ramal para callback: Número de cadastro do callback, esse número que será usado em uma rota de entrada para o recebimento de ligações direto para o callback, por exemplo.
Destino: Destino do encaminhamento da ligação após ser realizado o retorno, por exemplo, depois de ser executado o áudio de retorno do callback e a ligação for encerrada e logo após retornada ao número, pode ser encaminhada para uma Ura ou uma fila de atendimento..
Grupo de discagem: Regra para o realizar a ligação de retorno, depende de quais grupos de discagem tem configurado e qual se deve usar, por padrão é o grupo default.
Tempo de retorno: É o tempo, em segundos, em que a ligação deve ser retornada ao número após o callback encerrar a ligação recebida.
Tipo de origem: Permite receber a ligação no callback a partir de qualquer origem, ou uma origem restrita.
Tipo de número: Permite receber as ligações no callback de acordo com o tipo selecionado, podem ser números fixos e móveis ou um dos tipos individualmente.
Áudio de retorno: Áudio que deve ser executado, assim que o callback receber a ligação.
Obs: Recebendo ligações em um 0800 e apontando para um callback por exemplo, será executado o áudio e logo após a ligação será encerrada e retornada ao número através dos troncos de ligações de saída, nisso o custo da ligação no 0800 será o tempo que for gasto desde o atendimento do callback até o encerramento, levando em consideração toda a duração do áudio, pois callback irá encerrar após executá-lo totalmente.
Áudio de bloqueio: Áudio que deve ser executado caso o tipo de origem ou o tipo de número não seja o permitido.
Quantidade de tentativas: Número de vezes em que as ligações devem ser retornadas ao cliente caso o mesmo não atenda a ligação.
Intervalo entre as tentativas: Tempo entre um retorno e outro caso a ligação não seja atendida.
Após essas configurações basta salvar que terá o callback cadastrado e poderá usar o ramal como destino em uma rota de ligação de entrada por exemplo.