SZ.chat - Aprenda a utilizar o WhatsApp Flow

Modificado em Sex, 24 Out na (o) 4:51 PM


 
O que é um WhatsApp Flow ? 
 
Os Flows do WhatsApp permitem criar experiências interativas e guiadas dentro das conversas, por meio de formulários, menus e fluxos de decisão. Essa funcionalidade possibilita coletar informações dos clientes que podem ser utilizadas para automatizar processos por meio de integração com a plataforma SZ.chat.
 

A seguir, é apresentado um vídeo demonstrando como o recurso de Flow pode ser aplicado no processo de abertura de chamados. 
 

Para utilizar um Flow nos fluxos de atendimento do SZ.chat, é necessário seguir as etapas abaixo: 

  1. 1. Configurar o WhatsApp Flow na Meta; 

  1. 2. Inserir o Flow no SZ.chat por meio da configuração de um modelo avançado; 

  1. 3. Acessar e tratar as informações enviadas pelos clientes via Flow 


1 - Configuração do WhatsApp Flow na Meta 

1.1 - Para dar início as configurações, acesse o painel da Meta. Em seguida, clique em configurações e selecione a opção contas do WhatsApp 
 
 

1.2 – Localize a WABA (WhatsApp Business Account) que contém o número no qual o Flow será utilizado. 

1.3 – Após selecionar a WABA, role a página até o final e clique em Gerenciador do WhatsApp. 
 
 

1.4 – No menu lateral, em Ferramentas da Conta, clique na opção Flows. 
 

 Se for o primeiro Flow, clique em Começar para iniciar a criação.   
 

 Se já houver algum Flow configurado, clique em Criar Flow no canto superior direito. 
 
 

 
1.5 - Digite o nome que desejar para o Flow e selecione a categoria. 

A escolha da categoria não impacta em outras configurações, servirá apenas para organizar o Flow dentro do seu gerenciador.  


Em seguida, selecione um modelo de Flow. Você pode utilizar o modelo padrão ou qualquer outro modelo disponível.  

Todos os modelos podem ser editados posteriormente para se adequar às suas necessidades. 


 
 
 

1.6 - Agora, clique em Criar no canto inferior direito.  
 
 

1.7 - Nessa etapa, você visualizará, à esquerda, o JSON do Flow, que deve ser utilizado para personalizar a estrutura e o conteúdo da mensagem. As alterações realizadas serão exibidas no preview localizado à direita da tela. Conforme a imagem abaixo.

Se você não tem familiaridade com JSON, siga para o ponto 1.7.1 e utilize o Playground da Meta para configurar o Flow de forma visual e intuitiva. 

Caso já saiba exatamente o que deseja alterar no JSON, pode ir direto para o ponto 1.8 e publicar o Flow. 


 

1.7.1 - Considerando que temos usuários que não possuem a base técnica, e, para tornar o processo mais simples, é possível utilizar o Playground da Meta para criar e ajustar o seu Flow. 
 
Nesse ambiente, a configuração é mais intuitiva, pois segue o modelo de entrada e saída (input e output), permitindo montar o Flow de forma visual, prática e sem necessidade de edição manual do código. 

 Clique aqui para acessar o Playground da Meta 

Assista o vídeo a seguir para entender melhor o funcionamento do playgroud 

 

A maioria dos recursos do Flow pode ser configurado pelo Playground da Meta, mas alguns ainda não estão disponíveis. 
Para esses casos, consulte a documentação e realize a configuração manualmente no JSON.

 
Clique aqui para acessar a documentação com todos os componentes do Flow:

1.8 – Quando o Flow estiver configurado conforme o desejado, clique em Publicar, localizado no canto superior direito da tela. 
 
  

1.9 – Será exibido um pop-up de confirmação, informando que você está prestes a publicar um modelo de mensagem. Confirme a ação clicando novamente em Publicar. 
 
  

1.10 – Em seguida, outro pop-up será exibido, confirmando que o modelo foi publicado com sucesso. 

Para que ele possa ser utilizado em interações com o público, é necessário associá-lo a um modelo de mensagem. 

Clique em Adicionar a um modelo de mensagem para prosseguir. 
  
 
1.11 – Nesta etapa, você poderá personalizar o modelo de mensagem de acordo com suas preferências. 
Esse é o modelo que será enviado ao cliente, e ao clicar no botão da mensagem, o Flow será exibido automaticamente para ele. 

Ajuste o idioma, edite o texto do corpo da mensagem conforme desejar e realize outras personalizações disponíveis, como cabeçalho e rodapé, se necessário. 

1.12 - Após concluir todos os ajustes, envie o modelo para análise clicando em Enviar para análise, localizado no canto inferior direito da tela. 


1.13 – Após o envio, o modelo ficará com o status “Em análise”, mas ao recarregar a página, ele poderá aparecer como “Ativo”. 

  
 
O processo na Meta foi concluído com sucesso. Agora, vamos continuar no SZ.chat. 



2 - Inserir o Flow no SZ.chat por meio da configuração de um modelo avançado 

Antes de prosseguirmos com as configurações, vamos entender o que é um modelo de mensagem avançado no SZ.chat

O que é um modelo avançado ? 
 
modelo avançado da plataforma SZ.chat foi desenvolvido para otimizar e agilizar o uso dos modelos de mensagem disponibilizados pela Meta. 
Ele proporciona maior eficiência na integração e utilização desses modelos, exigindo apenas pequenos ajustes técnicos por parte da equipe de desenvolvimento sempre que um novo modelo da Meta é adicionado ou atualizado. 

A longo prazo, nosso objetivo é que o SZ.chat disponha de um modelo próprio para cada modelo da Meta, com layouts amigáveis e interfaces intuitivas que permitam a configuração completa diretamente pela plataforma. 

Agora que entendemos o conceito de modelo de mensagem, podemos avançar para as próximas etapas do processo de configuração. 

2.1 - Após concluir a configuração no Painel da Meta, acesse o ambiente administrativo do SZ.chat e navegue até Configurações > Modelos de Mensagem. 

 
 


2.2 - O processo realizado na Meta cadastrou automaticamente o modelo no SZ.chat. 
Agora, basta localizar o modelo recém-configurado utilizando a pesquisa pelo nome e clique em “Editar” para prosseguir com as configurações.


 
  
 
2.3 – No campo “Carregar modelo”, selecione a opção Flow para carregar o arquivo JSON.

2.4 – modelo avançado exige a configuração de uma descrição, pois, devido à sua natureza mais técnica, o preview não é exibido na tela do agente nem durante a configuração do fluxo de atendimento. 

A descrição ajuda o usuário a entender o propósito do modelo, garantindo que saiba quando utilizá-lo corretamente, já que nem sempre o título sozinho é suficiente. 
 


 
  
 
2.5 - Copie o nome do modelo e cole-o no campo name dentro do JSON. 
 
  

2.6 - Clique em salvar no canto inferior direito. Seu Flow está pronto para utilização. 


3 - Inserir o modelo no fluxo do SZ.chat 

Para adicionar o modelo ao fluxo: 

3.1 - Navegue até o fluxo onde deseja inserir o modelo; 

3.2 - Adicione o componente “Modelo de Mensagem”; 

3.3 - Selecione o modelo que você acabou de configurar; 

3.4 - Posicione o componente no local desejado dentro do fluxo. 
 
 

  
 
 

4 – Acessar e tratar as informações enviadas pelos clientes via Flow 


4.1 – As respostas dos clientes ao interagirem com o Flow são armazenadas na variável EVENT_FLOW. 
Você pode utilizar o componente Script, localizado no fluxo de atendimento do SZ.chat, para processar essas informações conforme necessário — por exemplo, realizar integrações, atualizar cadastros de clientes ou executar outras ações personalizadas. 

Importante: 

  • Apenas Flows publicados podem ser associados a um modelo; 
  • Não é possível remover a publicação de um Flow que já esteja associado a um modelo. 

 

 

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