Ao integrar o GOgenier com o Google Sheets, o cliente ganha uma solução poderosa para automatizar processos diretamente nas planilhas, economizando tempo e reduzindo erros. A integração pode ser usada em diversos casos, como:
Abertura de chamados: Com o GOgenier, é possível usar um agente para cadastrar chamados automaticamente na planilha sempre que um novo ticket for criado. O agente pode também ser configurado para ler os chamados já registrados, atualizando seus status ou realizando ações específicas com base em critérios pré-definidos, como prioridade ou tipo de problema. Isso permite uma gestão automatizada e eficiente, sem a necessidade de inserção manual de dados, tornando o processo mais ágil e preciso.
Gestão de leads: Sempre que um novo lead é registrado ou atualizado na planilha, o GOgenier pode enviar automaticamente esses dados para o CRM, segmentando os leads e disparando campanhas de e-mail personalizadas para otimizar o processo de conversão.
Esses são apenas alguns exemplos de como a integração pode transformar processos no dia a dia, tornando-os mais rápidos e eficientes. Para o nosso exemplo, utilizaremos uma planilha de chamados bem simples:
2. Sobre o GOgenier
O GOgenier é uma plataforma de automação e inteligência artificial que otimiza operações empresariais, automatizando tarefas repetitivas e criando fluxos de trabalho personalizados. Ela se integra facilmente a ferramentas internas, como o sz.chat, e a diversas ferramentas externas, melhorando a eficiência, sincronização de dados e a colaboração entre sistemas e equipes.
Guia de configuração passo a passo
3. Configurando a Integração na tela inicial do GOgenier
3.1 Acessando a tela inicial do GOgenier, abra o menu
3.2 Localize a opção Integrações
3.3 Normalmente, teríamos que configurar uma integração do zero, mas já existe um template pré-pronto do Google Sheets que pode ser localizado clicando no ícone em destaque abaixo:
3.4 Ao clicar no ícone, selecione a opção Templates
3.5 Em Templates, será exibido algumas opções, dentre elas, identifique a opção Google Sheets
Ao selecionar, aparecerá uma mensagem de confirmação para importar o template selecionado. Clique na opção importar.
4. Atualização de fluxo no GOgenier
4.1 Na tela de Atualizar Fluxo, iremos alterar apenas dois campos: Nome e Proxy Endpoint. No campo Nome é preciso alterar o nome padrão para poder habilitar o botão de envio. No campo Proxy endpoint, é importante preencher com um nome sugestivo, pois ele é parte do caminho da rota da URL que será essencial posteriormente para poder integrar com o Agente no GOgenier.
4.2 Ao enviar, localize o ícone de lupa para pesquisar, procure pelo nome do fluxo que acabamos de criar e o selecione.
4.3 Como estamos usando um Template, o fluxo já será carregado com uma base para facilitar a integração.
De início, temos que criar as credenciais necessárias. Para isso, devemos clicar 2 vezes sobre o componente "Genier Google Auth".
5. Autenticação com Genier Google Auth
5.1 Clique no ícone em destaque, veremos todo o passo a passo necessário para prosseguir na nossa configuração.
5.2 Seguiremos esse passo a passo.
Passo a passo para criar a Credencial da conta de Serviço:
6. Configurando credenciais no Console Cloud Google
6.1 Conforme descrito no passo a passo, devemos acessar o Google Cloud Console (console.cloud.google.com).
Depois de fazer o login com suas credenciais do Google Cloud Console, precisaremos criar um projeto. Para isso, clicamos no botão "Selecione um projeto" na barra superior do site, ao lado da caixa de pesquisa.
6.2 Selecione em "Novo Projeto"
6.3 Na aba de novo projeto, digite um nome para o seu projeto e clique no botão "Criar". A tela irá carregar e quando o projeto for criado, você será notificado na tela, é bem rápido.
6.4 Após criar o projeto, será redirecionado para a tela inicial, clique no ícone no canto superior esquerdo para exibir o menu de navegação do Google Cloud.
6.5 Dentro do menu, vá em "APIs e Serviços" > "Biblioteca".
6.6 Nesta tela, iremos habilitar a API do Google Sheets. Para isso, devemos procurar por "Google Sheets" na barra de pesquisa e selecionar o único resultado que irá aparecer. Após isso, precisamos clicar no ícone "Ativar", para habilitar o uso da API do Google Sheets.
6.7 API habilitada. Agora, precisaremos criar uma conta de serviço. Para isso, acesse "IAM e administrador" > "Contas de serviço"
7. Criando e configurando conta de serviço no Google cloud
7.1 Selecione a opção “Criar conta de serviço”. Preencha com o nome da conta de serviço que você quer criar e clique no botão “Criar e Continuar”.
Em seguida, clique no botão "Concluir".
OBSERVAÇÃO: Após colocar o nome da conta de serviço, o campo ID da conta de serviço irá preencher automaticamente.
7.2 Após criar a conta, devemos clicar na opção "Ações" > "Gerenciar Chaves"
7.3 No menu de chaves, clique no botão "Adicionar chave" > "Criar nova chave". Após isso, selecione "JSON" como o tipo de chave e clique em "Criar".
7.4 Será feito um download automático da chave criada. Abra esse arquivo, pois ele contém algumas informações necessárias para a integração. Os campos que precisaremos são: private_key e client_email.
8. Aplicando credenciais e ajustes no GOgenier
8.1 Ao voltar para a tela do GOgenier, mais especificamente no componente Genier Google Auth, devemos preencher os 2 campos solicitados copiando e colando exatamente as informações dos campos respectivos que acabamos de pegar do nosso arquivo baixado. Antes de finalizar, clique em “Validate”. Deverá ser exibido uma mensagem informando que esse email foi autorizado. Em seguida, clique em “Aplicar”.
OBSERVAÇÃO: Autenticação e configurações feitas. Com isso, podemos focar nas integrações do Google Sheets. Conforme vimos no começo do tutorial, por estarmos usando um template pré-pronto, podemos aproveitar alguns componentes de integração que já estão prontos.
8.2 Utilizaremos o componente de rota "/append" para adicionar dados na planilha e o "/read" para ler os dados.
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Mas antes, precisaremos fazer alguns pequenos ajustes.
9. Retornando para a Planilha Abertura de Chamados
9.1 Na planilha em que iremos trabalhar, devemos dar acesso para a conta de serviço que criamos. Para isso, dentro da planilha, devemos clicar em "Compartilhar"
9.2 Cole o e-mail da conta de serviço(client_email) no campo solicitado e depois clique em “Compartilhar”
Após fazer isso, volte para a tela do GOgenier.
10. Criando e testando o Fluxo de integrações no GOgenier
10.1 Na tela de Integrações do GOgenier, podemos observar os fluxos. Por exemplo, o fluxo: Agent Connector(/append) > Code > HTTP Request > Response.
EXPLICAÇÃO: Cada passo é um componente e cada componente é responsável por uma tarefa.
O Agent Connect (/append) representa a rota para qual iremos fazer a requisição. Nesse caso, /append é para inserção de dados, mas também temos o Agent Connect (/read), que é para leitura de dados.
O Code é um componente que nos permite personalizar o fluxo como quisermos, usando a linguagem de programação JavaScript.
O HTTP Request é o responsável por fazer as nossas requisições.
O Response representa a resposta da requisição.
10.2 De início, dentro do componente response, precisaremos mudar o tipo de resposta para JSON e clicar em Aplicar.
10.3 Agora, vamos começar a fazer os ajustes necessários no fluxo da rota de leitura dos dados da planilha, a rota /read.
Para isso, abra o componente HTTP Request do fluxo, clicando 2 vezes sobre ele. No campo URL Address você verá algo parecido com isso:
10.4 Observe que dentro dessa URL, existem espaços chamados ID_PLANILHA, produtos e !A1:E100. Devemos preencher cada espaço desse com dados que pegaremos da nossa planilha.
ID_PLANILHA: O ID da planilha pode ser localizado dentro da própria URL da planilha, entre d/ e /edit, conforme mostra imagem abaixo.
Produtos: Esse espaço trata-se do nome da página da planilha, que pode ser visualizado na parte inferior da planilha.
Observação: O nome da página da planilha pode ser editado a qualquer momento, basta clicar 2 vezes sobre o nome e digitar o nome escolhido. O ideal é sempre usar um nome sugestivo e simples.
A1:E100: Esse espaço refere-se à área selecionada da planilha. Por padrão, está lendo da primeira linha da coluna A, até a linha 100 da coluna E. No caso da nossa planilha de chamados, vou ajustar para A2:D1000, para ler da segunda linha da coluna A (ignorando os cabeçalhos Nome, Descrição, Urgência e Email) até a coluna D, linha de número 1000. Adapte de acordo com a disposição da sua planilha.
Observação: Faça esse mesmo procedimento de substituir os espaços pelas informações da planilha dentro do componente HTTP Request do fluxo /append, se atentando a área selecionada da planilha, que iremos deixar A:D.
10.5 Após substituir os espaços pelas informações necessárias da planilha, salve as informações e aplique as alterações clicando sobre o ícone "Aplicar".
Se tudo tiver corrido bem, acabamos de criar com sucesso uma rota para consultar os dados da nossa planilha. Antes de testarmos com um Agente do Gogenier propriamente dito, podemos usar uma ferramenta chamada Insomnia para testar essa rota e verificar se estamos conseguindo acessar os dados da planilha através dela.
11.Validando a Integração com Insomnia
11.1 Dentro do Insomnia, clique no ícone de “New Collection” digite um nome de teste e clique em Create.
11.2 Após isso, clique novamente no ícone de + e escolha a opção "HTTP Request" para criar um teste de requisição.
11.3 Na opção "GET" clique e altere para “POST”, pois só assim o componente HTTP Request irá entender a requisição.
11.4 Volte mais uma vez para o GOGenier e clique sobre o ícone em destaque abaixo para copiar a URL da nossa integração.
11.5 No Insomnia, existe um campo de URL. Preencha esse campo com a URL que acabamos de copiar e após a última barra /, adicione a palavra read, para indicar que faremos a leitura dos dados. Após isso, clique no botão "Send" para enviar a requisição.
RESULTADO: Após isso, se for exibido na tela informações sobre a planilha, significa que deu tudo certo com a configuração do nosso componente /read.
11.6 Componente /read configurado e testado, agora iremos configurar o /append para inserção de dados. No fluxo do componente Agent Connector (/append), dentro do componente Code, remova a linha de range e majorDimension. Além disso, para facilitar o entendimento, iremos colocar o nome dos parâmetros de dentro de “values” para português. Por exemplo, não usaremos mais data.body.name, usaremos data.body.nome, assim por diante, substituindo pelos nomes das colunas da nossa planilha. Aplique as alterações.
Observação: Esses parâmetros dentro de "values" serão os dados a serem enviados usando a rota /append.
O resultado deverá ser esse:
11.7 Dentro do componente HTTP Request, no campo Send to Output, selecione a opção Request Body e aplique as alterações.
Após isso, de forma semelhante ao teste no Insomnia que fizemos do /read, iremos testar o /append.
11.8 De volta ao Insomnia, usando a mesma URL de teste, substituiremos o final, trocando read por append.
11.9 Depois, acesse a opção “Body”, clique em “No Body” e selecione “JSON”, pois iremos mandar dados para a planilha em formato JSON.
Dentro do JSON, precisaremos colocar os dados a serem enviados dentro de colchetes, seguindo o padrão JSON. Os dados serão os campos da nossa planilha, conforme definimos anteriormente:
Nome (data.body.nome)
Descrição (data.body.descricao)
Urgência (data.body.urgencia)
Email (data.body.email).
Conforme mostra imagem abaixo:
:
Se tudo tiver dado certo, ao clicar em “Send”, você verá algo parecido com isso no retorno:
Para termos a certeza de que os dados foram inseridos de fato e o teste correu bem, vamos voltar para a nossa planilha e verificar se os dados que enviamos agora, estão lá
Perfeito, agora que completamos todo o processo de configuração do lado do Google Sheets, o último passo é configurar o Agente no GOgenier.
12. Configurando o Agente no GOgenier
12.1 Na tela do GOgenier, iremos criar um Agente para usarmos na nossa integração. Para isso, acesse a aba de Agentes. Dentro da tela de Agentes, clique em "Adicionar agente".
12.2 Na tela de Agentes, podemos personalizarmos nosso agente com um nome e configurando-o do zero ou usando configurações pré-prontas, conforme categoria
OBS: é recomendado que você crie um agente com configurações completas, de acordo com a sua necessidade. Porém, como estamos apenas testando, iremos usar uma configuração já disponível: o Suporte de nível 1 com abertura de chamado, de dentro da categoria "Suporte".
12.3 Agente criado. Na tela de edição do Agente, veremos uma série de configurações do Agente selecionado. De ínicio, precisaremos configurar uma LLM. No caso do nosso exemplo, utilizaremos a LLM da OpenAi. Já temos uma chave API para esse exemplo. Além disso, utilizaremos o gpt-4o como modelo de LLM e a criatividade/temperatura no mínimo.
12.4 Agora, descendo um pouco mais a tela, veremos a aba de “Funções do Agente”. Nesta aba, iremos definir o que o agente deverá fazer e os passos que ele deve seguir. Para o nosso teste, iremos dar a seguinte função:
12.5 Abaixo da função, conseguimos ver todos os passos que o Agente irá seguir. Por padrão, ele vem configurado com esses passos:
12.6 Como precisamos também do email do usuário para abrir o chamado, iremos adicionar mais um passo, logo abaixo do 4º passo.
12.7 Também precisaremos editar o passo logo abaixo, para informar que utilizaremos também o email nos dados coletados.
12.8 Iremos alterar para ficar equivalente ao nosso componente Code, visto anteriormente quando estávamos configurando o google sheet
12.9 Então, o nosso 6° passo ficará assim:
12.10 No passo seguinte (7º passo) remova “Informe o número do protocolo”, pois não precisaremos disso para o nosso exemplo.
Após isso, teremos que adicionar uma ação para o Agente na aba “Adicione mais capacidade para o agente” > “Integração”
12.11 Em seguida, digite um nome e uma descrição sugestiva e procure pelo nome da nossa integração do Google Sheets na aba “Integração”. Também será preciso informar a rota /append para inserção de dados. Após configurar, salve tudo.
Agora, iremos testar o nosso Agente.
13. Testando o Agente no playground do GOgenier
13.1 Para isso, devemos clicar no botão “Playground”
13.2 Em “Agentes”, selecione o nome do Agente criado.
13.3 Pronto! Se tudo tiver ocorrido bem, o Agente está configurado corretamente e já consegue abrir chamados perfeitamente. Na planilha do Google Sheets você conseguirá ver o resultado do atendimento do agente.
14. Considerações Finais
Ao seguir este guia, você terá um fluxo funcional capaz de cadastrar e consultar dados de forma automática, podendo ser adaptado para gestão de leads e outros processos essenciais.
Se você se interessou por essa integração e quer se aprofundar mais ainda, nós temos um vídeo em nosso canal oficial ensinando a integrar esse ou qualquer outro Agente ao Sz.chat:
Se tiver dúvidas adicionais, não hesite em entrar em contato com nosso suporte técnico ou consultar nossa base de conhecimento.