O que é o Direct Routing?
É o sistema de telefonia utilizado pela Microsoft para fazer conexão com a sua infraestrutura de telefonia, o que possibilita o roteamento de chamadas do Teams para os ramais internos do seu PABX ou até mesmo para a rede pública de telefonia (PSTN).
Para ativar o dialpad para os usuários do Microsoft Teams e poder utilizar o Direct Routing para conectar seu sistema de telefonia, são necessárias uma das licenças abaixo:
- User Account with Office 365 E1/E3/E5/A3/A5 or Microsoft 365 E3/E5/A3/A5
- User Account with Office 365 F1/F3 or Microsoft 365 F1/F3
- User Account with Microsoft 365 Business Basic/Standard/Premium and G3/G5 plans
- User Account with a Microsoft Teams Shared Devices license
- Resource Account with a Microsoft Teams Phone Resource Account license
Pré-requisitos
Ter acesso ao Admin Center do Office 365 para:
- Cadastrar um novo domínio
- Cadastrar usuários no domínio
Ter acesso ao Admin Center do Teams para:
- Configurar a licença necessária e o campo Phone number nos usuários que terão o dialpad
- Configurar o SBC
- Configurar as rotas de saída dentro do Direct Routing
Passo a passo
Neste passo a passo usaremos como exemplo o tenant com o domínio infomarques.sz.chat.
1. Cadastrar o nome de domínio no gerenciador do DNS
A Fortics irá criar um apontamento do tipo CNAME do nome de domínio infomarques-voice.sz.chat para o domínio do tenant infomarques.sz.chat.
Observações:
- O formato será sempre <empresa> -voice.sz.chat. Ex. company1-voice.sz.chat, company2-voice.sz.chat, etc.
- Não é possível configurar subdomínios como company1-voice.subdomain1.sz.chat, company2-voice.subdomain2.sz.chat
2. Cadastrar o domínio no Admin Center do cliente
O tenant terá que acessar o Admin Center e cadastrar o domínio informarques-voice.sz.chat em sua lista de domínios:
Observação: O domínio informarques-voice.sz.chat ficará com o status "No services selected" pois não ativaremos a checagem de status para o domínio.
3. Cadastrar um usuário no Microsoft Office 365 no domínio unioncrm.com.br com uma das licenças abaixo:
- User Account with Office 365 E1/E3/E5/A3/A5 or Microsoft 365 E3/E5/A3/A5
- User Account with Office 365 F1/F3 or Microsoft 365 F1/F3
- User Account with Microsoft 365 Business Basic/Standard/Premium and G3/G5 plans
- User Account with a Microsoft Teams Shared Devices license
- Resource Account with a Microsoft Teams Phone Resource Account license
Observação: Estas licenças servem apenas para que seja possível cadastrar o SBC, pois a Microsoft não permite adicionar um SBC com domínio que não possua nenhum usuário com uma das licenças acima. Para ativar o dialpad no Teams, que veremos mais a frente, é necessário que os usuários que irão utilizá-lo tenham outras licenças conforme veremos no próximo passo.
4. Cadastrar um usuário no Admin Center do Teams com dialpad
Para que os usuários do Microsoft Teams tenham o dialpad aparecendo, é necessário associar uma das licenças abaixo ao usuário:
- Office 365 Enterprise E3 (including SfB Plan2, Exchange Plan2, and Teams) + Phone System
ou
- Office 365 Enterprise E5 (including SfB Plan2, Exchange Plan2, Teams, and Phone System)
Observação: o dialpad não aparece instantaneamente após a adição da licença. Aguarde pelo menos 24h após adicionar a licença no usuário para checar se o dialpad aparece:
No Admin center do Teams, cadastre o campo Phone number com o ramal do usuário (é necessário adicionar o código do país antes do número do ramal):
5. Cadastrar o agente no Voice com a tecnologia Microsoft Teams
6. Cadastrar o infomarques-voice.sz.chat no Admin Center do Teams como SBC no Direct Routing
Após adicionado, é normal que o status do SBC fique como Inactive, pois nao adicionamos ainda o Teams como operadora no Voice.
7. Cadastrar as rotas de saída para apontarem para o SBC
A rota abaixo faz com que todos os números discados pelos usuários do teams sejam roteados para o SBC infomarques-voice.sz.chat (o +55 é necessário na expressão da rota pois o código do país é adicionado automaticamente na discagem):
8. Cadastrar uma operadora do tipo Microsot Teams no Voice
Agora aguarde o SBC ficar com o status Active no portal Admin Center do Teams (pode demorar cerca de 20 minutos ou mais) para testar as chamadas: