Natural Language Processing (NLP) ou Processamento de Linguagem Natural permite que seu fluxo de atendimento compreenda a linguagem utilizada pelo cliente e responda conforme a intenção identificada. 


O SZ.chat disponibiliza o componente NLP (IA) no fluxo de atendimento, é necessário uitilizar uma plataforma de IA ( Inteligência Artificial ) para configurar essa componente. Atualmente a plataforma disponibilizada é o Dialogflow.


Para utilizar o componente é necessário fornecer o Cliente ID, Cliente secret, Project ID, Agente virtual. Esse artigo apresentará os passos necessários para obter essas informações. 




É necessário acessar o Cloud Computing Services (GPC) e se autenticar ou selecionar para iniciar o uso gratuito. 

 

Depois de acessar o console você precisa selecionar o local destacado na imagem para criar um novo projeto.




Clique em novo projeto.



E adicione o nome (1) da sua preferência e clique em criar (2).



Agora, clique em "selecionar projeto" (1) e certifique-se que o projeto configurado está sendo exibido no local destacado (2). 


Armazene o ID do projeto (3), ele será necessário para ativação do recurso. 




Selecione o campo de busca na parte superior e localize " Dialogflow API" (1) e selecione (2) para ativiar. Realize o mesmo processo com " Identity and Access Management (IAM) API", localize (3) e ative (4). 



No menu vertical localizado na lado esquerdo, selecione "APIs e serviço > Tela de  consentimento OAuth".


Em Tela de consentimento OAuth selecione "User Type" interno (3) e clique (4) para criar.



Defina um nome para o app (1) e informe o seu e-mail de acesso ao GCP (2). Localize o campo " dados de contato do desenvolvedor" (3) e insira o mesmo e-mail adicionado no campo (2), ao concluir clique para "salvar e continuar" (4).



Nessa etapa não é preciso inserir nenhuma informação, clique apenas em "salvar e continuar". 



Clique em "credenciar" (1) localizado no menu vertical no lado esquerdo, selecione para "criar credenciais" (2) e escolha a opção " ID do cliente OAuth" (3).



Adicione Aplicativo da Web no campo " tipo do aplicativo" (1) e insira o nome da sua preferência no campo (2). 


Em origens JavaScript autorizadas selecione "adicionar URI" (3) e adicione a sua URL de acesso ao SZ.chat no campo URIs (4).

Exemplo: https://teach.sz.chat.


Em URIs de redirecionamento autorizados selecione "adicionar URI" (5) e insira no campo URIs (6) sua URL de acesso a plataforma + /nlp/callback. 

Exemplo: https://teach.sz.chat/nlp/callback.


Ao concluir o processo será exibido um pop up com o client ID e client secret.


Agora, na sua plataforma SZ.chat selecione configurações > inteligência artifical e clique no canto inferior direito para inserir as informações. 



Preencha os campos com as informações colhidas durante o processo apresentado no artigo.


Os campos, nome, agente virtual e descrição devem ser preenchidos conforme a sua preferência.


Quando concluir salve no canto inferior direito.

 


Se autentique na conta Google utilizada no processo de configuração e clique para permitir (4).