Com esse tutorial, você consulta e questiona o contato se deseja ou não receber notificações e contatos ativos (HSM), e caso o contato já tenha a opção configurada, segue para o fluxo.


Passa a passo


Aqui iremos:


Configurar um campo adicional;


Configurar 03 aplicativos REST para:

- optin;

- optout;

- consulta.


E em seguida, configurar um fluxo com condicionamento.


01. Acessar a interface administrativa e Criar o campo adicional GUPSHUP_OPTIN




02. Ir em: Integrações > REST:



02. Aplicativos customizados:



03. Adicionar 03 aplicativos de acordo com as imagens abaixo:



Broker - GupShup - OPTIN

https://api.gupshup.io/sm/api/v1/app/opt/in/NOMEDOAPP




Broker - GupShup - OPTOUT

https://api.gupshup.io/sm/api/v1/app/opt/out/NOMEDOAPP




Broker - GupShup - Consultar OPT




04. Com os aplicativos criados, vamos seguir para a parte de adicionar ao fluxograma, onde criaremos um fluxo com condicionamento, abaixo o exemplo: GupShup com optin:



Podemos ver que o fluxo possui alguns componentes:

- mensagem inicial;

- condicional com menu na exceção;

- menu principal.



- Mensagem



- Condição:


Observações:

- Cadastramos uma variável (CAMPO ADICIONAL), chamada GUPSHUP_OPTIN;

- Quando condição for igual a 1, Ir para > menu principal;

- Quando condição for exceção, seguir os próximos passos.




- Quando exceção um menu simples:

1 - para SIM

2 - para NÃO



Opção SIM:


- RPA:

utilizando o aplicativo REST - Broker - GupShup - OPTIN associando a varíavel Número.



- Definir valor = 1 para a variável GUPSHUP_OPTIN, que lembrando, cadastramos nos campos adicionais.



- Mensagem

informando que o cadastro foi realizado.



Quando a opção NÃO:


- RPA:

utilizando o aplicativo REST - Broker - GupShup - OPTOUT associando a varíavel Número.

 


- Definir valor = 0 para a variável GUPSHUP_OPTIN, que lembrando, cadastramos nos campos adicionais.



- Mensagem

informando que o cadastro de optout foi realizado.



Ao final de cana opção tem um Ir para > Menu Principal, assim, dando continuidade ao atendimento.


- Exemplo principal do fluxo.


OBS.: Atualmente esse modelo é usual apenas para o broker GupShup.