Processo para ativar o Facebook Messenger como o APP do cliente. 


Pré Requisitos:

  • O Cliente deve ter a página do Facebook verificada.(Guia de Verificação do Facebook)
  • O APP do Facebook precisa ser aprovado para que mensagens de terceiros sejam encaminhadas para o webhook.

1 - Procedimento de criar o APP no Facebook.

  1. Faça login no Facebook Developer Console.
  2. Clique em My Apps no canto superior direito.
  3. Clique em Create App e digite um nome e um endereço de e-mail de contato.
  4. Clique em Create App ID.
  5. No lado esquerdo da página seguinte, clique no botão add e adicione Messenger a Products.
  6. Na seção Token Generation, clique em Add or Remove pages para adicionar uma nova página.
  7. Clique em Generate Token para gerar um token de acesso.

Será gerado um token de acesso à página. Copie esse token porque você precisará inseri-lo nas configurações do SZ.Chat


2 - Configuração do WebHook

Para configurar o webhook do agente:

  1. Clique no botão Add Callback URL na seção Webhooks e insira as seguintes informações:
    • Callback URL - é o URL fornecido na página de integração com o Facebook Messenger fornecida de acordo com a imagem abaixo.
    • Verify Token - é o token criado por você. (Este token deve ser repassado no cadastro do canal)
      1. Clique no botão Verify and Save.
      2. Clique no botão Add Subscriptions,

status “Complete”.


A partir disso, o chat já funciona, porém só para mensagens do dono da página. Para que a página possa receber mensagens de terceiros é necessário submeter para aprovação.

Você deverá solicitar acesso ao “pages_messaging”, atenção, somente esse recurso, caso solicite outros recursos, precisará de mais documentos para aprovação.


Salve as alterações.

 

Em configurações->Básico preencha os seguintes campos conforme a imagem:


Conforme dito no início, é necessário ter sua conta verificada, selecione a conta conforme a imagem:



Preencha os dados de contato.



3 - Solicitando Aprovação

Vá até “Análise do Aplicativo” -> Solicitações

Preencha os campos e deixe conforme o conteúdo abaixo. Tente manter o mesmo texto para agilizar o processo de aprovação.


1 - Em exemplo de comando:

 

O Aplicativo não inclui respostas automáticas.

2 - em Conte-nos sobre os casos de uso para os quais seu aplicativo usará a permissão.

- Enviar/responder mensagens no Messenger automaticamente.

- Integração comercial incluída para aceitar bate-papo ao vivo com pessoas.

-Esse app é para desviar as mensagens da página para o sistema OMNICHannel.


3 - Em como parte do processo de análise ...


Minha página de testes é https://<suaURL>.sz.chat

O login a ser feito o teste é facebook@<suaURL>

A senha a ser utilizada é: <senha cadastrada>


4 - Em forneça um passo a passo detalhado...


Vá para a página informada, logue com o login fornecido e senhas, nela voce poderá verificar todas as funcionalidades.





É necessário passar um usuário/senha da tela de agente para a equipe do Facebook. Cadastre um usuário temporário como facebook@<empresa>.sz.chat e defina uma senha.


Como Testar?


Para disponibilizar o agente para teste, é necessário tornar o aplicativo público:


1. Mude o botão Publish de OFF para ON. Será necessário que você escolha uma categoria para seu aplicativo.


2 - Coloque o token gerado no seu cadastro de canal do SZ.chat.



Adicione o vídeo de demonstração abaixo na solicitação de aprovação.


Agora é só aguardar a aprovação.