Dicas práticas para a utilização de senhas



UTILIZE SENHA FORTE: Uma senha deve conter 12 caracteres de pelo menos 4 tipos: minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais. Pode ser mais curto se a sua conta implementar medidas adicionais.


NAO DIZER NADA SOBRE VOCÊ: Ninguém deve adivinhar a sua senha, digitando o nome do seu cão ou do seu filme preferido. É SEMPRE melhor usar número e letras aleatórios. Evite colocar datas quando se trata do código PIN do seu smartphone .


NUNCA A DEIXE VISÍVEL: Post-its, ficheiros, o seu smartphone e seu e-mail não são concebidos para guardar as SENHAS com segurança. Nunca as guarde no browser de um computador partilhado.


DUAS FECHADURAS SÃO MELHORES DO QUE UMA: Utilizar autenticação EM DOIS FATORES quando estiver disponível. Se alguém entrar na sua conta a partir de um dispositivo desconhecido, o serviço envia uma mensagem de texto ou e-mail. Você decide conceder ou recusar o acesso


MEMORIZE SUAS SENHAS, NÃO AS ESCREVA....


... USANDO O SEU CÉREBRO Escolha uma frase e use a primeira letra de cada palavra para compor a sua palavra-chave. A frase deve conter dígitos e caracteres especiais !


... UTILIZANDO O SEU GESTOR DE SENHAS Utilize um gestor de senhas ou encripte a sua carteira para guardar as suas senhas de forma segura. Tudo o que tem de fazer é lembrar uma senha principal que manterá todas as suas credenciais seguras


Fonte: CNIL

Iniciar sesión para publicar un comentario