Start a new topic

Rastreamento de envio de mensagens API Gupshup

Na versão Sz4.0 não possuimos nenhuma devolutiva de situações de entrega de mensagens HSM via webhook (API).

É importante obter a informação e motivo pelo qual a mensagem não foi enviada, sendo que o próprio BSP Gupshup fornece as informações via Url de Callback.

Ao submeter uma mensagem HSM via API (/api/v4/message/send), obtivemos apenas o retorno de que a mensagem foi submetida:

{

    "message""Solicitação do envio de HSM foi efetuada, aguarde!"

}

 

Nessa mesma resposta de mensagem submetida deveríamos obter também o messageId retornado pelo BSP Gupshup, conforme consta na documentação deles:

 

image


Obtendo o messageId poderíamos rastrear a situação da entrega da mensagem conforme a devolutiva via webhook.


Com base da documentação do BSP Gupshup (https://www.gupshup.io/developer/docs/bot-platform/guide/whatsapp-api-documentation#events), para isso precisaremos receber por meio do webhook (API Fortics) os eventos de mensagens "enqueued/failed/sent/delivered/read".

No Sz4.0 não constam eventos que contemplam as informações contidas nos eventos da gupshup mencionados anteriormente. No Sz4.0 temos apenas os seguintes eventos:

 

image


Portanto, ao enviar uma mensagem via api para o Sz4.0 precisamos obter o messageId informado pela Gupshup, para no retorno via webhook dos eventos "enqueued/failed/sent/delivered/read" possamos identificar a situação de entrega das mensagens.


2 people like this idea

Eu uso Gupshup, eu apoio essa ideia!


1 person likes this

Essa ideia viria de encontro a informar ao agente que o destinatário recebeu a msg?


1 person likes this
Login to post a comment